29 de outubro de 2010

Cidades criativas / Indústrias Culturais: mito ou realidade?

A Cultura em Conferência

Quando: 29 de Outubro, às 18 horas
Onde: Tavira - Bibliotaca Municipal Álvaro de Campos
Com quem: Miguel Magalhães (FCG); Pedro Costa (ISCTE); João Guerreiro (UALG)

25 de outubro de 2010

Congresso Planeamento Municipal. Balanço e Desafios


O Congresso Planeamento Municipal. Balanço e Desafios teve lugar nos dias 4 e 5 de Novembro no Edifico da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Cidade Universitária.

Programa: http://www.apgeo.pt/files/docs/Newsletter/CongressoPMOT_18Out.pdf

14 de outubro de 2010

Guia dos Programas de Acção Territorial

Guia dos Programas de Acção Territorial - Versão para consulta já está disponível

Os Programas de Acção Territorial (PAT) estão previstos no nosso quadro legal do ordenamento do território e urbanismo desde 1998. Essa previsão concretiza os princípios da contratualização e da coordenação, consagrados no artigo 5º da Lei de Bases da Política de Ordenamento do Território e Urbanismo (LBPOTU).

Os PAT são instrumentos particularmente úteis para a coordenação das actuações entre o Estado e as autarquias em matéria de desenvolvimento territorial, conferindo transparência e segurança aos investimentos públicos no território do município e credibilidade às políticas de ordenamento do território e de urbanismo, nomeadamente as que são expressas através dos instrumentos de gestão territorial. Por essa via, criam também condições mais favoráveis à desejável convergência e coordenação das actuações públicas e privadas em matéria de desenvolvimento urbano e territorial.

Todavia, decorrida mais de uma década sobre a introdução da figura no nosso sistema de gestão territorial e não obstante as suas virtualidades, verifica-se que a sua aplicação tem sido muito escassa.

Com a publicação deste Guia, a DGOTDU pretende estimular os principais interessados potenciais na utilização dos PAT - as autarquias locais, os organismos da Administração central que são responsáveis pela prossecução da política de ordenamento do território e de urbanismo e pela prossecução das principais políticas sectoriais com impacte territorial significativo e os grandes agentes privados que actuam no território – fornecendo-lhes elementos adicionais que lhes permitam compreender bem o alcance da figura e aplicá-la na prática.

O Guia insere-se numa linha editorial de publicação de documentos de orientação doutrinária e metodológica que contribuam para um entendimento uniforme e para uma aplicação esclarecida do nosso sistema de gestão territorial, dando cumprimento a uma das principais responsabilidades da DGOTDU enquanto autoridade nacional de ordenamento do território e de urbanismo, que consiste em apoiar quem está no terreno com informação de referência, contribuindo para a melhoria das práticas de gestão territorial e a capacitação dos seus principais agentes.

O Guia dos Programas de Acção Territorial é disponibilizado na página web da DGOTDU em versão para consulta, até dia 15 de Novembro de 2010, após o que será revisto em função das observações recebidas e publicado em versão impressa. A DGOTDU convida os destinatários deste Guia a colocarem as suas dúvidas e a enviarem observações, até à data acima indicada, para pat@dgotdu.pt

in: http://www.apgeo.pt/files/docs/Newsletter/Noticias_APG_14_10_2010.htm

Campanha Cívica ‘Cidades para a Retoma’


Objectivo
Num momento de particular dificuldade financeira e económica do país, a campanha cívica ‘Cidades pela Retoma’ pretende sensibilizar os poderes públicos (nacionais e locais), os agentes económicos e sociais e os cidadãos para a pertinência e oportunidade de reflectir sobre o papel das cidades na retoma económica.
A campanha que agora se inicia insere-se num desafio cívico internacional designado ‘No economic recovery without cities’, iniciativa desenvolvida no espírito da “World Urban Campaign” (http://www.unhabitat.org/) que as Nações Unidas estão a levar a cabo em 2010.

Conceito
A campanha irá mobilizar os cidadãos, em particular os especialistas da temática das cidades (técnicos e cientistas), empresários, personalidades das artes, cultura e dos media e, ainda, individualidades que desempenhem cargos de responsabilidade política a participar num exercício de reflexão colectiva sobre o papel das cidades na actual fase de desenvolvimento do país, que vise identificar e avaliar os seus recursos com potencial para o desenvolvimento económico e social e ajudar a definir uma ‘agenda local para a retoma’.

http://noeconomicrecoverywithoutcities.blogs.sapo.pt/

12 de outubro de 2010

CAFÉ DOGLIONI - ""Estratégias e Políticas Públicas para a Competitividade do Turismo"

O “Café-Doglioni” é uma iniciativa da CCDR Algarve que conta, regularmente, com palestras de especialistas sobre temas de interesse regional, num ambiente de tertúlia ao fim da tarde, onde as pessoas podem discutir e alimentar o debate em torno de temas diversos de interesse público.
O Prof. Doutor Fernando Perna, Coordenador do Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, aprofundou o tema "Estratégias e Políticas Públicas para a Competitividade do Turismo".

Quando? 12 de Outubro - 18h
Onde? Faro - Palacete Doglioni, Rua do Lethes n.º 32
Com quem? Fernando Perna
Quem organizou? CCDR Algarve

9 de outubro de 2010

XII Colóquio Ibérico de Geografia


Quando? de 6 a 9 de Outubro de 2010
Onde? Porto - Universidade do Porto
Quem organizou? Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Quem promoveu? Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) e pela Asociación de Geógrafos Españoles (AGE)

6 de outubro de 2010

Sugestões de Leitura


Livro das actas "os dez Anos da LBPOTU"

No âmbito do Encontro anual de 2008 a Ad Urbem publicou recentemente o livro das actas "Os Dez Anos da Lei de Bases da Politica de Ordenamento do Território e de Urbanismo. Génese e Evolução do sistema de Gestão Territorial 1998-2008".

O livro das actas "Os Dez Anos da LBPOTU" integra cerca de 45 textos incluindo as intervenções dos conferencistas João Cravinho e Nuno Portas, bem como, dos oradores convidados: Maria da Glória Garcia, Fernanda Paula Oliveira, Jorge Gaspar, Teresa Sá Marques, António Cândido de Oliveira e Paulo Pinho.

in: http://www.adurbem.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=836&Itemid=206

4 de outubro de 2010

a Cultura em Conferência

Albufeira . Faro . Lagos . Loulé . Tavira .

Outubro 2010 a Janeiro 2011

No âmbito do Plano Estratégico de Cultura para o Algarve (PECALG), uma iniciativa da Direcção Regional da Cultura, a Universidade do Algarve vai organizar um conjunto de ciclos de debate para promover a reflexão sobre as condições da vida cultural, os problemas, as dificuldades e as oportunidades que hoje em dia se colocam aos diferentes agentes e produtores culturais da região.
A iniciativa será aberta a todos os interessados e decorrerá entre Outubro de 2010 e Janeiro de 2011 em várias cidades algarvias. Contará com a presença e a colaboração de vários especialistas nacionais.

PROGRAMA

1. Gestão Cultural/Políticas Culturais
Data: 8 de Outubro, às 18 h

2. Cidades criativas/Indústrias Culturais: mito ou realidade?
Miguel Magalhães (FCG) - Intervenção inicial
Pedro Costa (ISCTE) - Comentário da intervenção e relatório escrito
João Guerreiro (UALG) - Comentário da intervenção
LOCAL: Tavira - Biblioteca Municipal Álvaro de Campos
Data: 29 de Outubro, às 18 h


3. Produção Cultural/Relação com os Media/Público
Data: 19 de Novembro, às 18 h

4. Património, Cultura e Turismo
Data: 3 de Dezembro, às 18 h

5. Associativismo e Cultura
Data: 17 de Dezembro, às 18 h

6. A Cultura Regional: Arte, Mesa, Tradições e Memória
Data: 14 de Janeiro de 2011, às 18 h

1 de outubro de 2010

Primeiro "Café-TALLER Dogiloni" - "Español y Portugués: lenguas que soman"


O “Café-Taller Doglioni” é uma iniciativa do GIT - Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças do Algarve e pretende introduzir, neste ciclo de tertúlias, a realidade da cooperação que se faz e apontar necessidades e caminhos de futuro.
A entrada é livre.

Primeiro "Café-TALLER Dogiloni"
"Español y Portugués: lenguas que soman"

Quando? 7 de Outubro - 17h
Onde? Faro - Palacete Doglioni, Rua do Lethes n.º 32
Com quem? D. José María Martín Valenzuela, Director do Instituto Cervantes de Lisboa
Quem organizou? CCDR Algarve