30 de junho de 2015

Diferentes Abordagens no Estudo da Forma Urbana

1º Workshop de Morfologia Urbana / PNUM

Quando:
30 de Junho a 4 de Julho de 2015


Onde:
Universidade do Porto - Faculdade de Engenharia - Secção de Planeamento do Território e Ambiente - DEC

O workshop, com a duração de uma semana, destina-se a estudantes, académicos, investigadores e profissionais nas áreas da arquitetura, geografia, planeamento e história.
O objetivo do workshopé dar a conhecer aos participantes um conjunto de teorias, conceitos e métodos de análise da forma física das cidades.

No primeiro dia, serão apresentadas, aos participantes, o caso de estudo, a cidade do Porto, e as diferentes abordagens morfológicas:
- Abordagem Histórico-Geográfica (Escola Conzeniana)
- Abordagem Tipológica Processual (Escola Muratoriana)
- Space Syntax
- Gramáticas da Forma

Ao final do dia, cada participante deverá escolher uma abordagem morfológica. Os participantes serão então divididos em diferentes grupos de acordo com a abordagem escolhida.
Nos dias seguintes, cada grupo, orientado por um professor, deverá trabalhar no caso de estudo utilizando a abordagem escolhida.
No último dia, realizar-se-á um exercício comparativo entre as diversas abordagens no sentido de evidenciar as potencialidades, e as eventuais fragilidades, de cada uma delas, bem como as complementaridades fundamentais tendo em vista uma utilização integrada.

Ver mais:
http://pnum.fe.up.pt/pt/index.php/workshop-2015/

Sem comentários: