15 de março de 2011

A dispersão das actividades económicas

A dispersão das actividades económicas

Enquadramento da Problemática
Desde a Revolução Industrial, a ocupação do solo pelas actividades económicas tem interessado às diversas áreas de pensamento sobre a cidade. O processo de tomada de decisão sobre a localização de determinada actividade económica envolve a ponderação de diversos factores que influenciam as diferentes alternativas territoriais. Actualmente assiste-se a diferentes formas de implantação e organização das actividades económicas no território. Do conjunto das actividades económicas, analisaremos a dispersão da localização industrial num determinado território, através de uma metodologia que permite identificar, por um lado, o contexto histórico e institucional em que se inserem e, por outro lado, as principais dinâmicas a esta associada, através dos seus principais agentes.

Introdução histórica
Numa primeira etapa, designada de pré-industrial ou manufactureira …
...
A segunda etapa aqui retratada, impulsionada com a Revolução Industrial no séc. XIX …
...
As primeiras intervenções urbanísticas, pós Revolução Industrial…
...
Em finais do séc. XIX e inícios do séc. XX, período relativo à Segunda Revolução Industrial…
...
Na distribuição funcional, preconizada pelas New Towns, foi ensaiada a aplicação de regulamentação sobre a implantação industrial no território que procurava a descentralização produtiva, reservando o núcleo histórico para actividades administrativas e de serviços, e remetendo o processo de fabricação para áreas especializadas, nas periferias das cidades.
A necessidade de ordenar a indústria que se vai instalando nesta periferia e de resolver os problemas de circulação e de habitação dos operários, levaram à defesa da segregação funcional e à aplicação do zonamento surgido, nos inícios dos anos 20, pela “mão” do Movimento Modernista….
...
Em finais da década de 60, as pequenas e médias empresas proliferaram no território, fruto da descentralização produtiva e da utilização de novas tecnologias. …
...

Localização industrial em meio disperso
A existência de diferentes contextos territoriais, nos quais a actividade industrial actualmente se insere, enquadrou a definição de uma metodologia de abordagem que procurou identificar as tipologias de localização industrial num determinado território. Ainda em termos metodológicos caracterizou-se, sob a perspectiva teórica, estas localizações industriais, estruturadas de acordo com um referencial territorial, sintetizado em três grandes grupos: a zona especializada, o contínuo urbano (mistura funcional) e o espaço rural disperso (Carmona, 2008).
Centremo-nos sobre o último, procurando caracterizar a localização da actividade industrial em espaço rural disperso, abordando as repercussões da sua relação com este território.
A localização da actividade industrial em espaço rural disperso é caracterizada, fundamentalmente, pela forma espontânea e não planeada, suportada pela rede viária e condicionada pelo cadastro da propriedade, evoluindo, em muitos casos, de uma forma linear, ao longo desta estrutura territorial. Os factores relacionados com o abandono da actividade agrícola influenciam esta fixação, mas também a existência de outras actividades em solo rural atraem a actividade industrial que complementa, nestes casos, sectores como a extracção mineira, florestal ou as explorações agrícolas. Porém, actualmente, também podemos confirmar uma tendência para a fixação de usos não tradicionais que encontram, em solo rural, maior disponibilidade de espaço e a preços mais acessíveis. Podemos designá-los de factores de natureza fundiária (Carmona, 2008), nos quais também estão incluídos os instrumentos de ordenamento do território, vinculativos dos particulares, e os benefícios fiscais.
A mistura funcional também tem lugar nesta tipologia de localização industrial, a par de uma maior “permissividade” quanto aos impactes desta actividade, crê-se que por influência de factores relacionados com o ambiente local e as motivações pessoais. O factor acessibilidade assume, por seu turno, uma enorme importância no que respeita à localização desta actividade quanto às necessidades de proximidade a nós rodoviários fundamentais, cujos traçados que ocorrem em espaço rural constituem uma oportunidade à fixação nestes locais de outras funções de cariz mais urbana.

Caso de estudo
Observemos o caso de estudo no sentido de desenvolver um exercício de confronto entre a perspectiva teórica atrás retratada e a definição de tipologias de localização industrial para este determinado território.
O concelho da Batalha ...
...

Uma metodologia de definição de tipologias de localização industrial
A identificação de tipologias de localização industrial neste território, com base nos 3 grupos tipológicos apresentados sob a perspectiva teórica, não decorreu de forma tão óbvia (Carmona, 2008). O caso de estudo é caracterizado predominantemente pela mistura entre os espaços urbanos e rurais, resultado de uma ocupação humana difusa no território, designada de urbano-rural. Existe uma fragmentação do espaço rural resultante da presença de pequenos aglomerados populacionais onde se fixam algumas actividades económicas, alternados com áreas envolventes agrícolas ou florestais, onde pontualmente ocorre a localização industrial.
Esta assumpção levou à necessidade de estabelecer uma outra metodologia de identificação de tipologias de localização industrial baseada num zonamento das características naturais homogéneas do concelho – o vale do Lena e seus afluentes e o Maciço Calcário Estremenho. Esta metodologia implicou a definição de um conjunto de indicadores como: a organização territorial, a acessibilidade, o suporte físico e os usos (predominantes) (Carmona, 2008). Para cada um dos indicadores foram estabelecidos critérios de definição das tipologias de localização industrial que resultaram num conjunto de 7 tipologias de localização industrial, do qual destacamos, no que interessa à ocupação dispersa desta actividade:
• O contexto urbano-rural, sujeito a uma organização linear, nas proximidades da rede viária secundária, condicionada pela presença de recursos hídricos, superficiais ou subterrâneos;
• A ocorrência pontual em contexto urbano-rural, servida pela rede viária local, com condicionalismos geomorfológicos e hidrogeológicos do Maciço Calcário Estremenho;
• O contexto dominantemente rural, com organização linear, nas proximidades da rede viária secundária, com condicionalismos geomorfológicos e da flora existente, sem a presença da função habitacional.

Procurando fazer uma síntese conclusiva no que respeita a algumas tendências verificadas neste território, ao nível da dispersão da actividade industrial, é de referir o seguinte:
• A existência de estabelecimentos industriais em pequenos aglomerados rurais ou nas suas proximidades - anteriormente associados à actividade agrícola, actualmente acolhem outras tipologias de usos, aproveitando vantagens relacionadas com a proximidade ao local de residência ou pela oportunidade fundiária;
• A permissividade construtiva em espaço rural – a ocupação extensiva do solo de áreas agrícolas, florestais ou de interesse paisagístico pela actividade industrial ocorre, simultaneamente, com a fixação pontual da função habitacional;
• A existência de uma realidade urbano-rural, com mistura funcional – onde simultaneamente a indústria e a habitação se fixam sob uma organização linear, nas proximidades de um eixo viário secundário, com a acessibilidade assegurada pela rede viária local. Condicionalismos do suporte físico, como a existência de linhas de água, limitam esta fixação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
...

Rita Carmona

link para o texto integral: https://www.ua.pt/ii/ocupacao_dispersa/ReadObject.aspx?obj=17445

Sem comentários: