23 de março de 2012

Seminário Área Metropolitana de Lisboa: Ambiente Urbano e Riscos

Quando: 23 de Março de 2012

Onde: ISEL

As ações de ocupação e de transformação do solo, levadas a cabo pelo homem, comportam sempre riscos ao nível do sistema biofísico. Riscos de maior amplitude quando se ignoram ou se violentam as capacidades naturais do sítio, explorando recursos para além do que é lícito no quadro da sustentabilidade ambiental. A concentração urbana, levando a grande aglomeração de pessoas e actividades, agudiza os riscos. Riscos naturais e também riscos sociais. Riscos que aumentam face à inexistência de uma “cultura do risco” e ao relativo desconhecimento da realidade física envolvente.
O conhecimento da realidade física e social, a existência de uma correta monitorização dos fatores de risco, a adoção de medidas de prevenção adequadas, a exigência de meios de proteção civil, a “construção” de uma “cultura do risco” e a criação de redes de voluntariado que, sem substituir as responsabilidades do Estado, possam ajudar nas situações de desastre, são essenciais para que a vida, nas grandes aglomerações urbanas, seja mais segura.
É neste quadro de realidades e preocupações que a Área Metropolitana de Lisboa, organiza o Seminário “Área Metropolitana de Lisboa: Ambiente Urbano e Riscos”.

Comissão Permanente de Planeamento, Ordenamento do Território e Ambiente Assembleia Metropolitana de Lisboa

Inscrição gratuita (limitada à capacidade da sala).

Mais informação:
http://www.aml.pt/web/webstatic/actividades/conferencias/ambienteUrbanoRiscos2012/docs/Cartaz_Programa.pdf

Sem comentários: