28 de abril de 2012

Arquitectura e Urbanismo

CICLO DE DEBATES - 2012

PATRIMÓNIO DE TORRES VEDRAS: MAIS VIDA NO CENTRO HISTÓRICO


Quando:
28 Abril – Sábado - 16 h

Onde: Torres Vedras - Auditório Municipal - Av 5 outubro

Com quem: João Seixas (geógrafo e urbanista) é orador convidado para debater e apresentar novas visões do urbanismo e das cidades do séc. XXI.

- De que modo a Arquitectura contribui para uma vivência mais plena do Centro Histórico ?
- Qual o impacto dos projectos de requalificação (obras) do "Torres ao Centro" no casco antigo da cidade?
- De que modo o planeamento urbanístico pode contribuir para a revitalização da zona e da cidade ?


Estas são algumas questões de partida que visam debater as relações entre o edificado e as pessoas, entre os espaços e os projectos, num território que se pretende cada vez mais vivido, mais participado e partilhado.



A cidade e a crise

«Face à crise, a cidade deve ser estratégica. Governando de forma atenta e pensada, pouco afeita a “vaipes” populistas. Com um verdadeiro planeamento, técnico só depois de estratégico. Sabendo que se vive numa era de transição, com muita desorientação. E, como tal, defendendo princípios sólidos a todo custo: o direito à cidade, ao habitat, à mobilidade, à inclusão social, ao consumo sustentável, ao ambiente, ao empreendedorismo local. Este “a todo custo” não é custo, é investimento. Bem feito, será altamente recompensador no futuro.

Perante a crise, a cidade deve ser democrática. Feita com as pessoas e para as pessoas – de longe o seu maior recurso – retro-alimentando a qualidade de vida e a esperança. Sabendo que o futuro só se fará com a sociedade, não longe dela ou contra ela. Com auscultação, participação e inteligência dialéctica. Com processos como os orçamentos participativos, a Agenda Local XXI, os conselhos de bairro e de cidade. Construindo um urbanismo participativo e de proximidade. Construindo compromissos (diferentes de consensos, palavra sonsa) o que implica ganhos e cadências e, sobretudo, implica responsabilidade para as diferentes partes.»

Link para o texto integral:
A cidade e a crise, por João Seixas
In:
http://patrimoniodetorresvedras.blogspot.pt/p/mais-vida-no-centro-historico.html

Sem comentários: