3 de maio de 2012

Conferência Internacional SMART CITIES FOR SUSTAINABLE GROWTH



Quando: 3 Maio de 2012

Onde: Lisboa - Museu da Electricidade

Smart cities, cidades digitais e cidades inteligentes são conceitos que têm marcado a a literatura académica nos últimos tempos. Esta agenda de investigação reflete-se na implementação de projectos concretos de smart cities por iniciativa de vários governos em todo o mundo.

Na Ásia e Médio Oriente prevalecem os projetos associados à construção de cidades a partir do zero, como são os casos de Masdar, nos Emirados Árabes Unidos e de Songdon, na Coreia do Sul. Na Europa e na América do Norte imperam projectos de regeneração urbana inteligente centrados em cidades com uma trajectória histórica e marcadas por especificidades económicas, sociais, culturais e institucionais, como é o caso da iniciativa “Amsterdam Smart City” na Holanda.

As grandes empresas de tecnologias de informação e comunicação e as consultoras internacionais, como a IBM, a CISCO, a Oracle e a Accenture, têm estado envolvidas nestes projectos, fornecendo soluções inovadoras nas áreas da energia, mobilidade, gestão da água e resíduos, saúde, governação, etc.

Também a União Europeia já colocou este tema na agenda política. A recente iniciativa “Smart Cities and Communities” ilustra esta aposta da Europa. Acresce que foram recentemente aprovados projectos de investigação, demonstração e inovação no âmbito do 7º Programa Quadro e do CIP – Programa Quadro para a Competitividade e Inovação, muito associados ao potencial das tecnologias de informação e comunicação como instrumentos de facilitação das funções urbanas e da vida nas cidades.

...

Mais informação:
http://www.smartcities2012.org/#!__pt

Sem comentários: