12 de maio de 2012
O SER URBANO, NOS CAMINHOS DE NUNO PORTAS
EXPOSIÇÃO
Quando: de 2012.03.10 a 2012.05.20 - quarta a segunda - 10h00 - 22h00
Onde: Guimarães - Fábrica ASA
Comissariado: Nuno Grande
Entrada livre
Próxima Visita Guiada:
- Sábado, 12 de Maio, 2012, 15h00
Álvaro Domingues
Geógrafo e Professor Associado, FAUP
O Ser Urbano, nos Caminhos de Nuno Portas, constitui uma abordagem às diversas escalas e formas de pensar e fazer a cidade, tendo como fio condutor a vida e a obra do arquiteto e urbanista Nuno Portas.
Personagem múltiplo e heterodoxo, Nuno Portas atravessou os momentos fulcrais da cultura urbana portuguesa do último meio século, produzindo obras de referência – no planeamento, na arquitetura, na escrita – que marcam e indexam as diferentes décadas.
O ‘ser’ urbano, aqui entendido como sujeito (a cidade, o autor), mas também como ação (o exercício da urbanidade), será o mote condutor desse seu olhar interdisciplinar: entre o pensamento e a política; entre o projeto e a crítica; entre a investigação e o ensino; entre o cinema e a viagem (duas das suas paixões).
Essas vertentes serão evidenciadas na exposição por elementos de forte ‘visualidade’, com recurso à projeção de imagens (extratos de filmes, documentos históricos, entrevistas gravadas); à exibição de fotografias e textos digitalizados e impressos a grandes escalas (capas e páginas de livros ou revistas de época, conceitos e parágrafos emblemáticos); à exposição de caixas ou mesas de luz contendo objetos (slides, livros, instrumentos).
Estes elementos serão integrados em núcleos temáticos, encerrados em espaços multiformais e multiescalares, cuja visita se fará aleatoriamente (sem trajeto expositivo pré-definido) apelando à ideia de ‘deriva urbana’ dentro do próprio recinto do evento.
in:
http://www.guimaraes2012.pt/index.php?cat=191&item=20903
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário