20 de maio de 2012

Discursos sobre a Cidade Contemporânea

Conferência em trânsito #041

A próxima conferência em trânsito, promovida pela OASRN, é dedicada ao tema geral 'Discursos sobre a Cidade Contemporânea'.
Tem como convidados os arquitectos Eduardo Leira (20 de Maio, 18h30, Casa da Música) e Francesco Indovina (21 de Maio, 18h30, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP).
A apresentação das duas conferências será feita pelo arquitecto Nuno Portas.



Programa

20 de Maio, Domingo, 18h30
Casa da Música - Sala 2
'Proyectos Urbanos con responsabilidad estructural'
Eduardo Leira

21 de Maio, 2ª feira, 18h30
FAUP – Auditório Fernando Távora
'Dalla città diffusa alla metropoli territoriale'
Francesco Indovina

Entrada livre

A presença no Norte de Portugal de dois dos mais importantes urbanistas e pensadores sobre a condição contemporânea da cidade, a partir da tradição do Sul da Europa, por ocasião de um colóquio internacional dedicado à obra de Nuno Portas, seu parceiro de percurso, é o pretexto para trazer ao Porto os arquitectos Eduardo Leira e Francesco Indovina, e alargar o programa 'em trânsito' ao tema da cidade contemporânea, contribuindo para que os arquitectos estejam mais presentes no desenho do território, da cidade e do espaço público, bem como mais activos na participação cívica.

Eduardo Leira (Madrid, 1944) foi quatro vezes Prémio Nacional de Urbanismo de Espanha, autor do primeiro Plano Director Geral da capital espanhola (1985), é um dos mais importantes urbanistas espanhóis. Desenvolveu Planos de ordenamento específico do território de carácter estratégico para cidades em Espanha, Rússia, Colômbia, China e Portugal. Além da actividade docente, Leira tem desenvolvido importantes estudos de investigação e teorização sobre planeamento urbano e territorial, sendo sócio fundador da empresa de Arquitectura e Urbanismo "i3 consultores"

Francesco Indovina (Sicilia, 1933) ensina Análise Territorial e Planificação na Universidade IUAV, em Veneza e na Faculdade de Arquitectura de Alghero. Desde sempre promotor de uma aproximação interdisciplinar aos estudos da cidade e do território, conjugado com um sólido empenho cívico. É autor de numerosos volumes e ensaios, e director das revistas "Archivio di Studi Urnbani e Regionali(ASUR), de que foi co-fundador, e "Economia Urbana – Oltre il Ponte"

Mais informações:
http://www.oasrn.org/comunicacao.php?pag=noticias&id=1683

Sem comentários: