18 de maio de 2012

IX Fórum Nacional de Urbanismo e Autarquias

Quando: 18 e 19 de Maio

Onde:
Lourinhã

Quem organiza:
Universidade Lusófona e Departamento de Urbanismo e a Câmara Municipal da Lourinhã

Num quadro atual de profundas mudanças, quer sociais, quer económico-políticas, pretende-se perspetivar, neste IX Fórum Nacional de Urbanismo e Autarquias, a questão dos “novos territórios” não apenas enquanto objeto de reformas do foro administrativo, mas particularmente, no reforço dos saberes dos diversos atores sociais que intervêm diretamente no território.
Decorridos anos de crescimento, nem sempre sustentado, o Território assume-se, hoje, como palco diferenciador e determinante no progresso e bem-estar das suas gentes. As singularidades, especificidades e as questões patrimoniais exigem que se repensem os paradigmas atuais de planeamento, que se reflita sobre os recursos endógenos, para que sejam constituídos territórios mais qualificados e competitivos, que contribuam decisivamente para a promoção da coesão social.
O IX Fórum Nacional de Urbanismo e Autarquias, pretende assim, contribuir para uma maior consciencialização das políticas, técnicas e modelos que têm vindo a ser utilizados, aferindo as respetivas eficácias e adequação às finalidades últimas do Urbanismo e do Ordenamento do Território.

Mais informação:
http://aup.org.pt/userfiles/desdobravelForumUrbanismo.pdf

Sem comentários: