20 de junho de 2012

Laboratórios Lugares Criativos

Quando: Maio a Junho 2012

Onde:
- Santo Tirso (29 de Maio)
- Bragança (5 de Junho)
- São João da Madeira (12 de Junho)
- Vila Nova de Cerveira (15 de Junho)
- Paredes (18 de Junho)
- Braga (20 de Junho)

Os Laboratórios Lugares Criativos dirigem-se aos municípios da Região Norte interessados em implementar, ou que já estejam a implementar, estratégias e políticas de desenvolvimento urbano sustentadas nas actividades culturais e criativas.
Concentrando mais de 50% da população do mundo, as cidades têm vindo a reforçar-se enquanto centros de produção e consumo, e a fortalecer o seu papel de catalisador do desenvolvimento regional, nacional e mundial.  Se no actual contexto de crise económica e financeira as cidades ficaram mais expostas aos seus efeitos negativos, também é certo que os recursos destes territórios e as características da Sociedade Pós-industrial lhes conferem importantes ferramentas para a retoma. É, portanto, urgente encontrar novas visões e estratégias, melhor adequadas a uma nova economia, às novas estruturas urbanas pós-industriais, às novas formas de fazer e consumir cultura, aos novos desafios de inclusão e participação social.

Estas são seis cidades da Região Norte que acolherão os Laboratórios Lugares Criativos, garantindo uma alargada reflexão e troca de ideias e experiências em torno destas temáticas. Com a duração de um dia, cada Laboratório compreende uma sessão de apresentação e debate destinada a agentes ligados ao planeamento e gestão urbana/regional (políticos, técnicos), da parte da manhã. A sessão da tarde contempla um Workshop e uma visita aos lugares criativos (formais e informais) mais emblemáticos em cada cidade, e será aberta a outros participantes (ex. gestores de associações culturais, empresários, futuros empreendedores).

Mais informações:
http://addict.pt/gca/index.php?id=303

Sem comentários: