4 de julho de 2012

PLANNING FOR SHRINKING CITIES IN PORTUGAL

Sílvia Ávila de Sousa

RESUMO

Esta dissertação de doutoramento é sobre as cidades em contracção e o planeamento. O crescimento urbano tem sido considerado sinónimo de sucesso em todo o mundo, e até mesmo como a verdadeira e única razão de ser do planeamento. Mesmo sendo tão antiga como o crescimento, a contracção tornou-se mais visível desde que factos inquestionáveis começaram a desafiar os paradigmas do planeamento tradicional e estabelecido. Consequentemente, a teoria da contracção ainda está em desenvolvimento, construindo- se gradualmente. Portugal não é uma excepção a essa regra. Isto representa uma oportunidade para contribuir para a teoria da contracção, para obter provas originais sobre a contracção em Portugal e investigar como o planeamento lida com esta questão.

A primeira parte da dissertação corresponde a uma revisão da literatura para criar um quadro teórico para a contracção e sua relação com o planeamento regional e urbano. A segunda parte da investigação concentra-se no caso Português, em primeiro lugar a uma escala macro e, em seguida, materializando a dimensão da cidade em contracção. Na terceira parte, a análise de clusters é utilizada para classificar as cidades Portuguesas em contracção. Finalmente, a análise de conteúdo é aplicada a instrumentos de gestão territorial nacionais, regionais e locais, para determinar a sua resposta à contracção.

O estudo é completado revisitando as questões mais importantes, tanto na discussão teórica como na investigação empírica. Juntamente com a análise teórica, os resultados incluem, em primeiro lugar, um quadro amplo da retracção; em segundo lugar, uma tipologia de cidades em contracção; e, em terceiro lugar, um diagnóstico da consciência e da abordagem à contracção em Portugal. A investigação conclui que, apesar do carácter embrionário da contracção em Portugal, há provas da sua existência, embora a resposta do planeamento não corresponda às evidências encontradas. Com base nas conclusões, são propostas recomendações para a política de cidades, para os profissionais de planeamento e para investigação futura sobre este tema.

Link para o text integral:
http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/59821/1/000143660.pdf

Sem comentários: