28 de julho de 2012

Á procura da cidade perfeita

A INTELI em parceria com a Siemens e a Visão desafia os cidadãos para um exercíco de paticipação pública na "procura da cidade" perfeita".
...
Esta aliança entre Intelligence, Media e parceiro tecnlógico tem por objectivo divulgar o que de melhor se faz nas cidades portuguesas ao nível da governação, sustentabilidade, inclusão, inovação e conectividade.
Este trabalho desenvolvido pela INTELI, no âmbito do "Índice de Cidades Inteligentes 2020", identificou mais de 50 projectos de excelência em curso nas 25 cidades que integram o Living Lab RENER (uma rede de cidades monitorizada pela INTELI para testar soluções inteligentes ao serviço da qualidade de vida das pessoas).
...

Ver mais:
http://www.inteli.pt/pt/noticias/go/geral-inteli--siemens-e-visao-a-procura-da-cidade-perfeita

VISÃO
12 de junho de 2012

... com base no know how técnico da Inteli, procuraremos mostrar e promover projetos, vias e políticas inteligentes e sustentáveis, já existentes em várias cidades do País e que possam constituir um exemplo a seguir pelo conjunto das autarquias.
Uma iniciativa
 que apresentará o 
que se faz de bom a
nível da intervenção local, distinguindo, com a ajuda dos nossos leitores, os casos que, em sua opinião, merecem aplauso e que gostariam de ver replicados na sua cidade ou vila. Mas queremos ir mais longe, desafiando os cidadãos a provarem a sua capacidade empreendedora, revelando os seus próprios projetos para fazerem das cidades portuguesas lugares mais racionais e mais amigos das pessoas e do ambiente.
Nos últimos anos, muitas cidades portuguesas têm posto em prática programas inovadores. A Inteli, consultora na área da inovação e sustentabilidade, identificou e analisou 50 desses programas, em 25 localidades, baseando-se no conceito de cidade inteligente, em que a tecnologia está ao serviço dos cidadãos e do ambiente.

E será este trabalho que servirá de base aos artigos que iremos publicar, nas cinco edições de agosto, nos quais abordaremos casos exemplares de cada uma 
das cinco categorias que suportam esta procura da «cidade perfeita»:
governação, sustentabilidade, inclusão, inovação e conetividade.
Trata-se de um conjunto de parâmetros de análise que nos permitirão avaliar as políticas de participação pública e a criatividade na criação de emprego, a proteção do ambiente e a diversidade cultural, as novas tecnologias e a biodiversidade.
...

link para o texto integral: http://www.inteli.pt/uploads/cms/20120719122401_A_procura_da_cidade_perfeita.pdf

Sem comentários: