19 de novembro de 2012

Crescimento inteligente: explorando o potencial das regiões atlânticas urbanas

Conferência-debate

Quando: 19 de novembro, 15:00h

Onde: Salão do Marquês do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território

As regiões têm de responder à crise com soluções inovadoras. O contexto impõe, talvez mais do que nunca, que apostemos em formas inteligentes de crescimento, nas quais a inovação é um fator chave, e que saibamos potenciar os recursos que podem tornar os territórios em que vivemos mais atrativos, estimulantes e acolhedores, melhorando as condições de vida das populações.
A Europa está finalmente a descobrir o potencial do Atlântico como fonte de desenvolvimento de novas oportunidades. Portugal também. Na Região de Lisboa e Vale do Tejo está a única capital europeia aberta ao Atlântico e ela mesma é, no seu conjunto, das mais populosas regiões metropolitanas de toda a fachada atlântica da Europa.
Por tudo isto é, para o país e para a Região de Lisboa e Vale do Tejo, especialmente oportuno que se discutam as perspetivas que o mar abre a um crescimento sustentável e inteligente das regiões urbanas atlânticas. Como podem a inovação e a criatividade sustentar um crescimento económico baseado nas atividades do mar? Como podem a 'maritimidade' e as atividades do mar inspirar a criatividade e relacionarem-se com a inovação económica, social e cultural? Que papel as regiões urbanas atlânticas devem assumir na implementação da Estratégia do Atlântico e de que modo a Estratégia do Atlântico pode responder às necessidades das regiões urbanas atlânticas?

Mais informação:
http://www.ccdr-lvt.pt/pt/conferencia-crescimento-inteligente-explorando-o-potencial-das-regioes-urbanas-atlanticas/7537.htm

Sem comentários: