19 de dezembro de 2012

Índice de Cidades Inteligentes - Portugal

INTELI lança Site da rede RENER - Living Lab para a Inovação Urbana, integrada por 25 cidades portuguesas


O Índice de Cidades Inteligentes 2020 foi aplicado, nesta primeira edição, às cidades que constituem o Living Lab RENER – Rede de Inovação Urbana, liderado pela INTELI e membro da Rede Europeia de Living Labs.

Trata-se de um laboratório vivo que integra 25 cidades portuguesas, funcionando como espaço de teste e experimentação de soluções urbanas inteligentes em contexto real. Privilegia-se uma filosofia de inovação aberta e de co-criação com forte envolvimento dos utilizadores e cidadãos. O RENER é também um palco de partilha de experiências e boas práticas com capacidade de replicação noutras cidades e regiões, quer a nível nacional quer internacional.

A origem do living lab encontra-se associada ao Programa Nacional de Mobilidade Eléctrica, tendo as cidades envolvidas funcionado como test-bed para a introdução do veículo eléctrico em Portugal, ao nível da infra-estrutura de carregamento e da respectiva rede de gestão e informação.

Pretende-se agora alargar a intervenção do RENER a outras áreas de inteligência urbana, como a eficiência energética, energias renováveis, gestão da água e resíduos, governação, inovação social, etc., criando uma rede de cidades inteligentes em Portugal.

As 25 Cidades são: Almada, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Cascais, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Guimarães, Leiria, Lisboa, Loures, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Sintra, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Viseu

in:
http://www.rener.pt

Publicado por:
Catarina Selada

em:
Cidades pela Retoma e Transição


Link para o texto:
"Índice de Cidades Inteligentes - Portugal":
http://media.wix.com/ugd//55d170_b72609b772d106353c2e6a5690b77a8e.pdf

Sem comentários: