6 de março de 2013

London looks East: Docklands, Thames Gateway and the Stratford Olympics

Por:
Sir Peter Hall
Ciclo
A Cidade Resgatada | Conferências sobre Regeneração Urbana

Quando:
6 de Março de 2013, 4ª feira, 21h30

Onde:
Auditório de Serralves, Porto

O Ciclo de Conferências e de Conversas Públicas, denominado A Cidade Resgatada, organizado pela Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte (Pelouros da Cultura, Comunicação e Norte 41), aprofunda o debate, iniciado em 2012, sobre os processos de Regeneração Urbana, à escala nacional e internacional. Com este debate não se pretende apenas “resgatar” o protagonismo dos centros consolidados; deseja-se abarcar a cidade mais alargada, sobretudo as franjas e os vazios pós-industriais, procurando perceber o seu papel estratégico nessa regeneração. Deseja-se, enfim, que esses processos sejam participados e debatidos interdisciplinarmente, englobando os contributos do Urbanismo, da Arquitectura, do Paisagismo, da Geografia, da Sociologia, da Antropologia, e mesmo da Filosofia.

Este ciclo acompanhará outras iniciativas concretas, como a realização de um Concurso Público e de um Seminário Internacional, os quais concentrarão o debate em áreas urbanas concretas, tendo o tecido do Porto como caso-de-estudo.

O Ciclo “A Cidade Resgatada” começa da melhor maneira: com Sir Peter Hall, o narrador das “Cidades do Amanhã”, expoentes da nossa civilização urbana. A sua aguardada conferência, que conta com a parceria do CEGOT - Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, terá o comentário final de Nuno Portas, Professor Catedrático de Urbanismo da Universidade do Porto.

Sem comentários: