3 de abril de 2013

Semana da Reabilitação Urbana – Porto 2013

Entre os dias 3 e 10 de abril, a cidade do Porto vai ser a anfitriã da Semana da Reabilitação Urbana, uma iniciativa que vai promover um programa intenso de eventos, incluindo conferências, seminários, workshops, exposições e a entrega do primeiro Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.

São já várias as entidades que se associaram a esta celebração, uma ideia da Vida Imobiliária e da Promevi, em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a Porto Vivo – SRU. Entre elas, a CCDR-Norte, a APEMIP, a AICCOPN, o INCI, a APRUPP, a Ordem dos Engenheiros, a Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Instituto Politécnico do Porto, que além do seu apoio institucional à iniciativa, estão também a preparar a dinamização de eventos próprios no âmbito da Semana da Reabilitação Urbana, incluindo iniciativas de natureza mais técnica.

Ao longo de uma semana e um pouco por toda a cidade, em áreas e edifícios recuperados, a reabilitação urbana estará em destaque, convidando quer profissionais da área imobiliária e complementares, quer o público em geral, incluindo residentes e turistas da cidade do Porto, para conhecerem o que de melhor se faz na reabilitação urbana em Portugal.
Entre as atividades previstas incluem-se a realização de conferências e seminários, mas o público interessado poderá também conhecer métodos e materiais para reabilitação, tirar dúvidas sobre os processos de reabilitação, visitar edifícios reabilitados ou em reabilitação, ver exposições de fotografia ou participar em workshops.

Um dos principais pontos de interesse da Semana da Reabilitação Urbana será o Espaço da Reabilitação Urbana, que entre os dias 3 e 6 de abril, estará presente na Praça D. João I e que pretende ser um ponto de encontro obrigatório entre a população e a comunidade de profissionais que se dedica à reabilitação urbana. Em cerca de 600 m2, um auditório com 60 lugares apoiará a apresentação de projetos, empreendimentos, workshops e contactos entre estes dois públicos; estando ainda patentes mostras de soluções e iniciativas na área da reabilitação urbana. Este espaço acolherá ainda a mostra dos projetos candidatos ao primeiro Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, que será entregue a 3 de abril, num evento integrado na Semana da Reabilitação Urbana.

A agenda de Conferências e Seminários da Semana da Reabilitação Urbana é outro dos pontos fortes da iniciativa, com a realização de um conjunto diversificado de conferências durante a semana sobre a reabilitação nas suas diversas vertentes. A Conferência “Reabilitação Urbana e Espaço Público”, a 3 de abril, marca o arranque do programa de conferências, um evento da responsabilidade da Porto Vivo, SRU e que terá lugar no Teatro Rivoli. O Seminário Nacional da APEMIP, a 5 de abril, é outro dos momentos de dinamização deste programa.
Os encontros são realizados em parceria com entidades que, desde forma, se associam à iniciativa, incluindo a AICCOPN, o Impulso Positivo, a Santa Casa da Misericórdia do Porto, a APRUPP ou a Ordem dos Engenheiros. O Teatro Rivoli e o Auditório da Ordem dos Engenheiros serão os palcos privilegiados para a realização do programa de conferências e seminários
...

Fonte:
Revista Imobiliária/Casa Sapo
http://casa.sapo.pt/news/detalhe.aspx?id=20961

Link para todo o programa:
www.semanadareabilitacao.com

Sem comentários: