13 de novembro de 2013

JIIDE 2013 - IV Jornadas Ibéricas de Infra-estruturas de Dados Espaciais

Quando:
13 - 15 de Novembro de 2013

Onde:
Évora, Portugal

Mais do que a simples representação cartográfica do território (por natureza, estática), importa a informação que sobre ele se consegue coligir, organizar, aceder e explorar, numa perspectiva pragmática e dinâmica. Igualmente, mais do que simples repositórios de dados isolados, é imprescindível partilhar e fazer uso da informação existente, através das infra-estruturas da Sociedade da Informação e do Conhecimento.

Compreende-se assim o porquê da grande e crescente relevância e dinâmica das Infra-estruturas de Dados Espaciais (IDE), as quais têm hoje uma dimensão europeia suportada pela Directiva INSPIRE, que estabelece a Infra-Estrutura de Informação Geográfica na União Europeia e veio lançar novos desafios para todos, mas sobretudo para os organismos públicos relacionados com conjuntos e serviços de dados geográficos, topográficos ou temáticos.

Portugal foi um país pioneiro neste domínio, pois o Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) já tem mais de vinte anos, e Espanha é hoje internacionalmente reconhecida pela dinâmica dos seus projectos, muitos deles de base regional.

Assim as Jornadas Ibéricas de Infra-estruturas de Dados Espaciais (JIIDE), cuja primeira edição ocorreu em 2010, são um palco de oportunidade para aprofundar um diálogo profícuo entre organizações e técnicos da Península Ibérica, fomentando a convergência das respectivas IDE e potenciando as suas sinergias.

O programa destas IV Jornadas desenvolve-se ao longo de três dias, e conta com a realização de workshops, apresentações e um espaço de exposição. As sessões técnicas serão constituídas por apresentações propostas, dando-se preferência aos seguintes tópicos:

DIRECTIVA INSPIRE
 * Monitorização e reporte
* Coordenação e estado da arte
* Disposições de Execução
* Harmonização de dados e Serviços de Rede
* Aspectos legais e jurídicos

INFRA-ESTRUTURAS DE DADOS ESPACIAIS
* Projectos temáticos
* Iniciativas transfronteiriças
* Arquitecturas, normas e padrões
* Aspectos tecnológicos
* Tecnologias opensource
* Papel dos municípios

CAPACITAÇÃO
* Formação e Sensibilização
* Aspectos organizacionais e de colaboração
* Planeamento Estratégico
* Análise custo/benefício e Financiamento

Mais informação:
http://www.usig.pt/

Sem comentários: