16 de setembro de 2013

Novos paradigmas, desafios e oportunidades das cidades europeias | O contributo do urbanismo para superar a crise


10ª Bienal das Cidades Europeias e Urbanistas

Quando:
18 a 21 de Setembro de 2013

Onde:
Cascais

Uma criança que nasce hoje viverá até 2090. Estamos também a preparar as nossas cidades para eles. Como fazê-lo? Como combinar os novos paradigmas, a nova qualidade de vida nas cidades, enquanto se ultrapassa a crise atual?
Estamos num momento decisivo da nossa civilização. Pela primeira vez na história da humanidade é necessário enfrentar os limites do crescimento para controlar o aquecimento global e para aplicar a sustentabilidade. É uma tarefa universal e multidimensional, com componentes em sistemas diversos, do local ao global, dos cidadãos às empresas e aos governos, da biodiversidade às infraestruturas, da água à agricultura, da terra ao mar, da investigação às novas tecnologias, dos transportes ao desenho urbano, da habitação à estrutura verde, da estratégia à gestão, do longo prazo ao curto prazo, da governança ao modelo de governo transectorial, da visão à implementação, e do ambiente à inclusão social. A nossa solidariedade com as novas gerações obriga-nos a um processo de mudança. Esta mudança inclui novas abordagens políticas, novas tecnologias, novos conceitos e novos paradigmas. A energia, a agricultura, os transportes, a estrutura verde, o desenvolvimento regional, o urbanismo, a habitação, etc., vão mudar.
A Era Industrial produziu novos modelos urbanos, teorias, metodologias e práticas. Outros modelos serão produzidos durante a próxima Era. A maioria da população é urbana. A tendência é crescente. Os problemas, os desafios, as oportunidades, os novos paradigmas e as soluções terão lugar nas cidades. Como preparar as cidades para os desafios e oportunidades do futuro? Quais são os novos paradigmas e as soluções?
Entretanto, existe uma crise financeira e económica que envolve as cidades. A resolução desta crise deve ser interligada com os novos paradigmas e soluções. Quais são as contribuições do urbanismo para superar a atual crise financeira e económica? Como é que as cidades e vilas da Europa estão a enfrentar a crise? Como é que estão a enfrentar as desigualdades sociais?

A Bienal tentará responder a estas perguntas e focar-se-á nestes assuntos a vários níveis:





























Ver mais:
http://cascaisurban2013.pt/the-biennial

Enviado por:
João Pereira Teixeira

Sem comentários: