23 de outubro de 2013

Conferência Wilfried Wang

SAAL  2.0
SAAEuropeu (Serviço Ambulatório de Apoio Europeu)

Quando :
23 Oct 13 - 16.30-17.30h

Onde:
IST. Auditório do Complexo Multidisciplinar

Wilfried Wang contribuiu grandemente para aprofundar o conhecimento da arquitectura contemporânea e dos autores portugueses, com destaque nos anos 80 para a escola do Porto e para as figuras de Álvaro Siza, mas também Eduardo Souto de Moura, arrastando consigo o interesse de outros autores pela especificidade da nossa produção arquitectónica.

Para além disso ou por isso mesmo, é ele próprio um autor de referência e uma figura da cultura arquitectónica do mundo. Wilfried Wang fundou com Barbara Hoidn em 2001 a HOIDN WANG PARTNER, em Berlim. Desde 2005 tem a cátedra O’Neil Ford Centennial Professor in Architecture na University of Texas at Austin.
...

Contrariamente à produção massificada, Wilfried Wang tem defendido a criação feita em continuidade cultural. Uma ideia de “Bom desenho” capaz de resgatar uma utilitas lida como responsabilidade ou como sustentabilidade.

Foi neste quadro que , a partir dos anos 80, i.e., nas últimas quatro décadas, Wilfried Wang conheceu, interessou-se, estudou e investigou a potência da produção arquitectónica portuguesa realizada num lugar periférico, habituado a uma certa invisibilidade em relação aos centros de produção da história formal.

Wang vai resgatar uma sofisticada experiência espacial, feita de luz e de matéria, feita da vontade de prolongar o lugar.
...

Ver mais:
http://www.arquitectos.pt/?no=2020494560,153

Sem comentários: