23 de abril de 2014

Cidade Democrática vs Democratização da Cidade - 40 anos de produção urbana

Quando:
23 de Abril 2014 - entre as 14h30/17h30

Onde:
Lisboa - ISCTE-IUL - Sala C103

Seminário – Cidades e Territórios

Passados 40 anos sobre o 25 de Abril de 1974 e sobre todas as revoluções que se seguiram à primeira, será importante olhar para a cidade de Lisboa e questionar se o espaço urbano democrático que se foi construindo está em sintonia com uma democratização do espaço urbano.

Propõe-se uma reflexão e debate em torno de 5 temas:

A Cidade (in) Democrática
Vítor Matias Ferreira (DINÂMIA’CET – IUL)
A cidade será um lugar de intercâmbio e de relação entre ‘cidadãos iguais’?A estratificação social do espaço urbano e as ‘privatizações’ do espaço público não serão uma tendência crescente na cidade actual?

A Cidade (in) Justa
João Morais Mourato (ICS – UL)
As políticas públicas urbanas estarão a conseguir promover um modelo territorial justo? A produção local de dinâmicas de participação pública conseguirá minimizar impactos da produção multiescalar de territórios discriminados?

A Cidade (ex) Inclusiva
Isabel Guerra (DINÂMIA’CET – IUL)
A defesa de uma cidade para TODOS parece coexistir com práticas que continuam a excluir ALGUNS. O que tem sido feito e o que falta ainda fazer para conseguir uma maior integração da multiplicidade de diferenças que preenchem a cidade?

A Cidade (in) Criativa
Pedro Costa (DINÂMIA’CET – IUL)
Estarão as cidades a conseguir tirar vantagens competitivas do cluster da criatividade? Que impacto é que a transformação urbana impulsionada pelas dinâmicas criativas está a gerar na qualidade dos lugares e na vida dos residentes?

A Cidade (in) Governável
João Seixas (ICS-UL)
Até que ponto os novos modelos de governação urbana, como o de Lisboa, incentivam novas dinâmicas de governança, de participação e de cidadania?

Ver mais:
http://dinamiacet.iscte-iul.pt/noticias/seminario-cidades-e-territorios/

Sem comentários: