19 de maio de 2014

WORKSHOP: Dinâmicas de Densificação Construtiva


Procura de complementaridades entre Geografia e Sociologia através da apresentação de dois estudos de caso

Quando:
19 de Maio de 2014 | 16h

Onde:
Lisboa - FCSH/NOVA (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), Edifício ID – Sala multiusos 3

Quem apresenta:
Mateus Magarotto (e-GEO) e João Martins (CESNOVA)

O mote para este Workshop foi a procura de pontos de convergência entre a Geografia e a Sociologia. Foi lançado o desafio a dois investigadores de doutoramento, Mateus Magarotto e João Martins, que partilham estudos de caso na Região do Algarve, para que com base nos seus trabalhos de doutoramento identificassem complementaridades nestas duas ciências.

As dinâmicas de densificação construtiva são o elemento comum nestas apresentações. Desde os anos 60 até a actualidade, a Região do Algarve tem tido o seu desenvolvimento urbanístico baseado no apelo do turismo de sol e mar. Este desenvolvimento tem vindo a ocorrer sem grande planeamento a nível regional. Assim os diferentes concelhos adoptaram políticas próprias e o resultado é um mosaico de busca de investimentos ligado, sobretudo, a construção e massificação dos aglomerados urbanos junto da costa.

Na sua apresentação “Crescimento vertical das zonas costeiras: o caso da Praia da Rocha, uma perspectiva geográfica” Mateus Magarotto, apresentará uma visão de como os mecanismos de especulação imobiliária gerados pelos poderes políticos e privados transformaram esta paisagem urbana, localizada nma zona costeira, em um local altamente verticalizado. Recorrendo aos modelos 3D o investigador irá apresentar estes ritmos de densificação urbana no tempo.

A forte presença de alojamentos não permanentes em Vilamoura é um factor de ludificação do território. Um processo que segrega populações em termos sociais, espaciais e sazonais. A apresentação de João Martins “A construção de uma metrópole sazonal: o caso de Vilamoura da perspetiva sociológica” abordará os condicionalismos que uma urbanização para o lazer trás aos usos que os indivíduos fazem do território.

Sem comentários: