8 de novembro de 2014

AMBULATÓRIO: CONVERSAS ABERTAS NOS BAIRROS DO SAAL-NORTE

DE 08 NOV 2014 A 17 JAN 2015

Esta iniciativa cultural e didática – organizada no âmbito da Exposição "O Processo SAAL: Arquitetura e Participação, 1974-1976 do Museu de Arte Contemporânea de Serralves –, visa envolver cidadãos, de várias gerações, em torno do legado material e imaterial decorrente do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL), lançado durante o período revolucionário pós-25 de Abril de 1974, nomeadamente no Porto.
Concebido pelo Arq. Nuno Grande, este evento estabelece um conjunto de encontros, de cariz "ambulatório”, em quatro bairros construídos no âmbito do SAAL-Norte – Bouça, Leal, Antas e São Vítor –, envolvendo os técnicos do SAAL, os membros dos movimentos de moradores de então, os seus descendentes que ainda habitem ou que ainda visitem os bairros, e outros moradores mais recentes, mesmo aqueles que não tenham vivido esses mesmos processos.
O propósito é confrontar os diferentes "imaginários” desenvolvidos sobre os bairros, partindo do ponto de vista de quem os concebeu, de quem os viveu, e de quem os vive contemporaneamente. Este ciclo de encontros decorrerá em locais informais, no seio das próprias comunidades – salas de convívio, associações recreativas, cafés do bairro ou outros espaços significativos para a sua história.

Curador:
Arq. Nuno Grande 

Ver mais:
http://www.serralves.pt/pt/actividades/ambulatorio-conversas-abertas-nos-bairros-do-saal-norte/

Sem comentários: