20 de maio de 2015

Conferência Optimistic Suburbia. Large housing complexes for the middleclass beyond Europe

Grandes conjuntos habitacionais para a classe média Lisboa, Luanda, Macau - Perspectivas comparadas


Quando:
20 a 22 de Maio de 2015

Onde:
ISCTE-IUL | Lisboa

A conferência “Optimistic Suburbia” tem o seu ponto de partida numa investigação sobre os conjuntos habitacionais nos arredores das cidades de Lisboa, Luanda e Macau. Durante as últimas décadas de domínio português em África e Macau, estes conjuntos foram instrumentais para a expansão urbana das cidades revelando paralelismos mas também diferenças. É a partir deste contexto que a conferência pretende alargar a reflexão sobre estes conjuntos a outras realidades, equacionando as características multifacetadas de um modo de urbanizar em diversos contextos, tanto geográficos quanto cronológicos e sociais.
O objectivo é colocar em perspectiva a formação, e o padrão, de bairros autónomos, tanto de iniciativa privada quanto de promoção pública, na periferia das grandes cidades e destinados à classe média com incidência na segunda metade do século XX. Originalmente isolados, na órbita das grandes cidades, caracterizavam-se por um conjunto de edifícios construídos em altura, de desenho e traçado urbano modernos, que progressivamente se foram articulando com a cidade histórica através da evolução das grandes vias, que muitas vezes acabaram por determinar os seus limites.
Este modelo, surgido no período entre guerras (1918-1939), de uma forma geral, e em particular nas cidades mais afectadas pelas duas grandes guerras, marcou mais de 40 anos de planeamento urbano convicto das vantagens de descongestionar os centros históricos, libertando-os das suas condições de vida degradadas e insalubres, da racionalização da cidade e do desenvolvimento de metrópoles servidas por sistemas circulatórios de transportes até subúrbios arborizados. Imbuído de desejos de progresso e aspirações sociais de uma nova cultura e optimismo, foi igualmente controverso e alvo de críticas.
Apesar da origem inicial do referido modelo se enquadrar no âmbito de uma cultura arquitectónica de matriz centro-europeia, a sua utilização ocorreu num tempo alongado e em contextos muito diversos, como a África, a América do Sul e a Ásia (enquanto nos Estados Unidos da América este nunca vingou face à força da “American dream house”) entre a classe média.
O objectivo desta Conferência Internacional é o de reconhecer os pressupostos iniciais do modelo proposto para a classe média, descrever e refletir sobre a diversidade de resultados e das diferentes formas de apropriações ocorridas em contextos geográficos, sociais, cronológicos e culturais também eles muito diversos.

Temas principais:
1 - Resgatando a distopia espacial. Grandes complexos habitacionais para a classe média
2 - Re-territorialização metropolitana. A expansão urbana e os grandes complexos habitacionais
3 - Morte e vida dos grandes complexos habitacionais. Apropriações, usos e identidades
4 - O problema da habitação na imprensa periódica de arquitectura: manifesto, crítica e divulgação
5 - Para além do modelo. Deslocamentos conceptuais
6 - Outside looking in. Visões do outro − arte, literatura, cinema e música

Ver mais:
http://optimisticsuburbia.wix.com/portugues#!conferenciainternacional/cjg9

Sem comentários: