25 de março de 2015

3 “Cidades” portuguesas, Europan13, pela adaptabilidade

Sessão nacional de apresentação Europan 13

Quando:
25 de Março, às 17:00h

Onde:
Sede da OA - Lisboa

Em Portugal são 3 “cidades”: em Santo Tirso, com a adaptação de um antigo mercado e área envolvente), no Barreiro, com a adaptação do interface ferro-rodo-fluvial, em Azenha do Mar-Odemira - que não é cidade nem vila - com a adaptação de toda a aldeia a um novo turismo sustentável. Todas aceitaram o desafio e oferecem as melhores oportunidades de projecto urbano em Portugal (entre 50 em 15 países europeus), num concurso que explora o tema da Adaptabilidade e é aberto apenas a profissionais com menos de 40 anos.

Na sessão haverá a apresentação do tema e dos locais a concurso nas 3 cidades portuguesas, que assinarão o protocolo de participação (e onde a “adaptabilidade urbana” se complementa com a temática energética no meio urbano, com o patrocínio da ADENE).
...

Os prémios no Europan incluem um compromisso: dão ainda a oportunidade ao vencedor de implementar as suas soluções, desenvolver o trabalho, ou aprofundar o estudo. Em Portugal a Associação Europan participa desde a 5ª edição tendo já participado 25 cidades e quase um milhar de equipas (muitas pluridisciplinares, algumas estrangeiras e plurinacionais).
...

Programa


- Boas vindas – Nuno Portas (Presidente da Europan Portugal)
- Testemunho de uma equipa vencedora (Europan 9, Santo Tirso)
- Tema – Pedro Brandão (Secretário-Geral da Europan Portugal)
- 3 Sítios em Portugal (apresentados pelas Câmaras Municipais de Barreiro, Odemira e Santo Tirso)
- 3 Sítios em Espanha
- Esclarecimento de dúvidas
- Intervenção do Ministro do Ambiente e Energia

Ver mais:
http://www.arquitectos.pt/?no=2020495468,153

Sem comentários: