9 de julho de 2010

Conferência "Vilarinho das Furnas - Arqueologia do Progresso”


Quando? 9 de Julho - 21h30
Onde? Braga - Museu da Imagem
Com quem? Álvaro Domingues, Albertino Gonçalves, Miguel Bandeira, Moisés Martins

Vilarinho da Furna - uma arqueologia do progresso
No âmbito da exposição “Vilarinho das Furnas” a decorrer no museu da Imagem (Campo das Hortas, 35 - Braga) da autoria do Grupo IF (Ideia e Forma: António Drumond, Henrique Araújo, João Paulo Sotto Mayor e Manuel Magalhães) terá lugar no dia 9 de Julho uma conferência de reflexão sobre a problemática em causa. As comunicações estão a cargo dos professores Albertino Gonçalves, Miguel Bandeira, Moisés Martins (Centro de Estudos Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho) e Álvaro Domingues (Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto).

“Vilarinho das Furnas” é um belíssimo trabalho do grupo IF e um documento perturbador sobre a capacidade que tecnologia possui de apagar uma ordem anterior e instituir outra cujo motivo é invariavelmente, “o progresso”. A poética das fotografias de Vilarinho da Furna é avassalador também porque a própria aldeia tinha sido já instituída como um “alto lugar” de uma certa identidade portuguesa mergulhada num passado profundo de comunidades presas às suas terras e aos seus costumes de organização comunitária (Jorge Dias, Vilarinho da Furna - uma aldeia comunitária, 1948).
Diz Orlando Ribeiro na re-edição dessa obra de Jorge Dias (1981) que Vilarinho”é uma espécie de Requiem pelos pobres camponeses, pastores, moleiros e homens de outros ofícios humildes, que não inspiram aos prestigiosos construtores de barragens outro sentimento que não seja de profundo desprezo”.
Não podia ser mais actual este desabafo. Hoje, como antes, lamenta-se a perda de um certo Portugal profundo e levantam-se semelhantes polémicas fracturantes: de um lado a tecnologia, as necessidades energéticas e o progresso, do outro a memória e a visão patrimonial da paisagem. Parece que os almoços nunca são de graça e alguma coisa se aprenderá de Vilarinho da Furna, que é a arqueologia submersa do progresso de então.
Professor Doutor Álvaro Domingues

Sem comentários: