28 de fevereiro de 2011

7.ªUrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis


A 7.ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis trouxe uma vez mais ao Centro de Congressos do Estoril os intervenientes e os decisores do futuro da sustentabilidade das cidades em Portugal.

Sob o tema “Território de Futuro: Urbanismo e Política do Solo”, aduzido na 6.ª Grande Conferência do Jornal Arquitecturas, no primeiro dia do evento, 23 de Fevereiro, foi revelado pelo Arqt.º Vítor Campos, director-geral do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Urbano, que até ao final do ano estará pronto um projecto legislativo para a construção da nova Lei do Solo, indicação tão aguardada pelos especialistas e técnicos urbanistas e ambientais que se dirigiram à feira.

Destaque para a intervenção feita pela Dra. Fernanda do Carmo, secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, durante o Encontro de Autarcas, que decorreu no dia 24 de Fevereiro, onde 2011 foi evidenciado como um ano que apresenta as condições mais favoráveis para a promoção e desenvolvimento da reabilitação urbana em Portugal.

O mote da reabilitação foi igualmente avançado pelo Dr. João Correia, assessor da Secretaria de Estado das Obras Públicas e Comunicações, aquando a inauguração da 7.ª UrbaVerde.

Entre os passados dias 23, 24 e 25 de Fevereiro foi possível ver no mesmo espaço os grandes decisores, comentadores, especialistas e técnicos que, aproximados sob os temas mais relevantes do mercado das cidades, como Política do Solo e as recentes questões do Urbanismo, os novos conceitos de Eco-urbanismo e Eco-arquitectura ou a Eficiência na Utilização dos Recursos Naturais de que dispomos, uniram esforços e perspectivas para a busca de Cidades (cada vez mais) Sustentáveis.

Organizada pelo jornal Arquitecturas, uma publicação do Grupo About Media, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, a 7.ª UrbaVerde contou com o alto patrocínio do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território afirmando-se no mercado português como um dos marcos incontornáveis para as questões do ambiente urbano e da gestão das cidades em Portugal.

in: http://www.jornalarquitecturas.com/UrbaVerde2011/Apresentação.aspx

Sem comentários: