14 de fevereiro de 2011

Rede de colaborado​res do 'Cidades pela Retoma'

O 'Cidades pela Retoma' começa, aos poucos, a criar raízes e a dar alguns frutos.

Estão em desenvolvimento quatro tipos de iniciativas:

1. As sessões de reflexão local (que visam desenhar uma 'agenda local para a retoma, reforma e transição') apoiadas pela dinamização de núcleos de trabalho em diferentes cidades.
- No Porto... planeiam o segundo encontro 'Cidades' para breve, com programa muito rico e interessante, sobre iniciativas inovadoras em tempo de 'vacas magras'.
- Em Aveiro... uma ideia muito interessante à volta do tema da mobilidade suave...
- Em Coimbra... em articulação com um grupo de teatro da cidade (Marionet) uma interessante iniciativa de animação da Rua Sá da Bandeira.
- Na Guarda ...
- Em Torres Vedras...
- Em Lisboa, ainda não existe um núcleo mas já existe um tema - Bairros: Retoma ou Transição ...
- Em Faro... Associação Faro 1540, que tem dinamizado as várias iniciativas. Esta semana (18 FEV) organiza o 2.º encontro 'Cidades' sobre o tema da mobilidade...
...

2. O mapa de 'blogues de cidades' (designada 'Global City 2.0' com blogue dedicado http://globalcity.blogs.sapo.pt/), que pressupõe também a criação de uma rede informal entre dinamizadores cívicos (e que mereceu destaque recente na TSF).
...
O mapa integra, neste momento, cerca de 200 blogues/sites de mais de quinze países. Aguardamos resposta a pedidos de parceria internacional para o projecto ...
Fizeram-se convites a algumas personalidades para se tornarem embaixadores desta rede cívica.
Paralelamente foi lançado um desafio a uma empresa tecnológica de Aveiro para que desenvolva um site dedicado em regime de pro-bono.
...

3. O 'Think Tank Cívico' sobre cidades (isto é, um repositório de conhecimento técnico/científico sobre cidades - http://citiescivicthinktank.blogs.sapo.pt/).

4. Para além destas ideias está a funcionar um desafio chamado 'Rua das Ideias' (http://ruadasideias.blogs.sapo.pt/).

Se desejar participar neste movimento de reflexão sobre as cidades envie um email para cidadespelaretoma@gmail.com referindo a actividade/projecto onde quer dar o seu contributo.

Sem comentários: