23 de outubro de 2011

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TURISMO E PLANEAMENTO DO TERRITÓRIO


TURISMO E CIDADE planear o turismo para a cidade; planear a cidade para o turismo

Quando?
11/11/2011
Onde? Lisboa, Ed. Faculdade de Letras - Anf. III
Quem organiza? Núcleo de Investigação em Turismo, Cultura e Território (TERRiTUR), do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, da Universidade de Lisbo

mais informação:
http://www.apgeo.pt/files/docs/Newsletter/TPT11_info.pdf

Esta edição terá como tema “Turismo e cidade: planear o turismo para a cidade; planear a cidade para o turismo”, e irá reunir especialistas, nacionais e estrangeiros, em tendências do turismo, planeamento e desenvolvimento regional e urbano, marketing territorial e turístico, cultura e património, tratando-se de um encontro científico para profissionais do sector, investigadores, docentes e alunos.
Associando-se à comemoração do Centenário da Institucionalização do Turismo em Portugal, esta edição do Seminário Internacional de Turismo e Planeamento do Território, enquadra-se na rede de conhecimento que se congregou em torno da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal (1911-2011) e na qual o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa está, desde a primeira hora, representado.

TEMA E ÂMBITO
No mundo contemporâneo, uma parcela cada vez mais significativa da população mundial vive em cidades. Fenómenos territoriais complexos, é nas grandes urbes que se concentram actividades económicas e serviços, bens culturais, inovação e criatividade, simultaneamente polarizando e irradiando dinâmicas em seu redor, numa escala geográfica, por vezes, de âmbito mundial. As cidades são também, desde a génese do turismo enquanto fenómeno de massas, destinos de eleição e nós ancoradores dos fluxos turísticos internacionais e domésticos.
A compasso de uma crescente competitividade territorial e urbana, as cidades – das grandes megapolis aos pequenos núcleos de escala local – procuram, também através do turismo, obter um posicionamento destacado entre as suas congéneres e, nomeadamente, entre aquelas que por factores geográficos ou de mercado, competem mais directamente entre si. O turismo ganhou, por isso, um estatuto relevante nas lógicas e estratégias de desenvolvimento e de marketing territorial, em especial nas grandes cidades, que competem num contexto global.
Entre outros temas, os participantes serão convidados a reflectir sobre: i) a cidade: facto urbano-turístico; ii) quadro de referência do turismo urbano; iii) cultura e eventos: dimensões e estratégias; iv) tendências do alojamento turístico em contexto urbano; v) planeamento urb

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