10 de outubro de 2012

8º CONGRESSO INTERNACIONAL CIDADE VIRTUAL E TERRITORIO



PRODUZIR UMA NOVA UTOPIA URBANA
Virtualidades, possibilidades e experiências


Quando: 10 a 12 de outubro de 2012

Onde: Rio de Janeiro

As transformações que a sociedade vive atualmente abrem as portas para pensar e (re) inventar o futuro. A crise contemporânea desperta o sentido histórico da transformação e abre novos horizontes para a construção e representação das nossas cidades. Mundos virtuais, mundos utópicos, mundos-territorios que convidam a ousadia de refletir sobre a cidade que desejamos viver e legar ao futuro.
O despertar da historia rompe com os paradigmas do pensamento e representações únicas sobre as cidades e convida a discutir novas utopias urbanas, novas virtualidades e potencias territoriais.
O 8º Congresso Internacional Cidade Virtual e Território pretende ser um espaço de interlocução e debate sobre as novas leituras, representações e projetos de cidade onde as novas tecnologias de comunicação (NTC) tem um papel instrumental e funcional importante.

Serão 6 eixos temáticos:

1. (Re) definir a cidade virtual e utópica: novos horizontes críticos para pensar a ação e representação.
2. Direitos sociais, políticas publicas e participação no mundo das NTC.
3. A produção material das cidades: modelos de uso do solo e estrutura socio-espacial.
4. Meio ambiente e utopia urbana.
5. A produção popular da cidade e políticas públicas redistributivas.
6. Usos e possibilidades das NTC no planejamento e na participação popular.

O encontro visa a discussao e aprofundamento do debate entre Europa e latino-america, por isso um ano ele ocorre num pais eurupeu e no outro num latinoamericano. Este ano o evento ocorrera no Brasil, o pais da America Latina que mais apresenta trabalhos e sempre se destaca por causa da qualidade dos trabalhos e a presenca marcante nos foruns de discussão, por isso espera-se que este seja um dos maiores encontros CVTs ja apresentado. Nesta edicao estao previstas mesas redondas na parte da manha, apresentacao de trabalhos na parte da tarde e 2 cursos diarios sobre o tema das TIC e do territorio, Alem disso, teremos ao final do dia reunioes de trabalho e sessoes livres (propostas por diferentes grupos de pesquisa e pela municipalidade). Durante estes congressos foram apresentados varios trabalhos ineditos por parte de investigadores, estudantes, profissionais, empresas especializadas, administraçoes locais e instituiçoes de prestigio, que tem incidencia nas atualizacoes urbano-territoriais e que incorporam indicies qualitativos para encontrar soluções efetivas a problemas reais, fazendo uso e incorporando novas teconogias e recursos tecnologicos na realizacao de estudos, projetos e na busca de novas alternativas futuras para nossas cidades. Nesta ultima linha de questionamentos, voltamos para a importancia do territorio, mas nao como ponto de partida e sim avancando em novos conhecimentos, interaçao e desenvolvendo vinculos de trabalho e colaboracao entre as diversas esferas da sociedade.

Mais informação:
http://www.wix.com/8cvtrio/8cvtrio#!inicio|mainPage

enviado por:
Nuno Norte Pinto

Sem comentários: