17 de abril de 2012

Encontro "Cidades e Complexidade"

Resumos de Comunicações


A ubiquidade das redes: infra-estruturas, estruturas emodelos
- Jorge Gil
As redes apresentam-se como um elemento importante para o entendimento e desenvolvimento da cidade devido à sua ubiquidade, em grande parte invisível mas determinante para a complexidade dos sistemas urbanos. Por um lado, têm uma influencia formativa enquanto infra-estruturas condicionantes e/ou geradoras. Por outro lado, manifestam-se em estruturas relacionais físicas, económicas, sociais e culturais. Ligações invisíveis entre as diferentes entidades e diferentes actores formando a essência colectiva do ser urbano. Enquanto modelo oferecem um instrumento intelectual, mas também operacional, que permite representar e analisar de forma sistemática a complexidade da cidade e da região.Serão apresentados alguns exercícios demonstrativos de como estes três níveis se conjugam para um entendimento mais abrangente do fenómeno urbano, no apoio a decisões de planeamento e ao projecto urbano.


Complexidade e Território – Cartografia multi-fractal de áreas construídas
- Sara Encarnação
O entendimento de que o território é um sistema complexo, resultado das inúmeras interações entre os seus diversos constituintes e escalas, obriga ao desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise. Nesta comunicação será apresentado um modelo de classificação de tipologias de áreas construídas, desenvolvido com base no comportamento multi-fractal destas últimas. Este modelo sugere que deveria ser equacionada uma intervenção diferenciada dos instrumentos de gestão territorial (no tempo, espaço, medidas e objetivos), em função dos comportamentos esperados e para os quais o modelo aponta.


Rede pedonal de espaços públicos em Lisboa: reconhecimento de padrões emergentes
- Rosália Guerreiro; Sara Eloy; Pedro Faria Lopes; Graça Índias Cordeiro
A estrutura física e espacial de Lisboa apresenta um conjunto de oportunidades que permitem reestabelecer uma matriz pedonal através duma série de ruas que agregam praças, largos e jardins e que pensados em conjunto são um poderoso instrumento para a regeneração do centro urbano. A identificação dessa matriz, com base na leitura do suporte físico natural e das suas linhas de continuidade bem como a verificação da sua coincidência com a estrutura urbana existente constituiu o primeiro passo para a construção duma rede pedonal de espaços públicos para a mítica 'cidade das colinas'. Partindo do pressuposto que a qualidade de um espaço urbano começa com a resposta ao ambiente próprio já existente em cada lugar propõe-se identificar oportunidades físicas e espaciais assim como estratégias de desenho urbano que encorajem a circulação pedonal como aspeto fundamental para a regeneração e atração da cidade duma forma saudável, sustentável, ecológica e que envolva o cidadão.

in:
http://iscte-iul.pt/Libraries/GCI_-_Documentos_e_Formulários/Encontro_CidadesComplexidade_programa.sflb.ashx

Sem comentários: