14 de abril de 2012

Memórias do Centro Histórico

CICLO DE DEBATES - 2012 PATRIMÓNIO DE TORRES VEDRAS: MAIS VIDA NO CENTRO HISTÓRICO

Quando: 14 de Abril - 16 h

Onde: Torres Vedras - Auditório Municipal - Av 5 outubro

O que é a memória coletiva? Segundo Henry Rousso, “o seu atributo mais imediato é garantir a continuidade do tempo e permitir resistir à alteridade, ao tempo que muda, às ruturas que são o destino de toda a vida humana. Ela constitui um elemento essencial da identidade, da perceção de si e dos outros”.

O Centro Histórico de Torres Vedras não se limita ao exterior, ao edificado, ao que é ou parece “antigo”, percecionado pelos nossos olhos. Ele é também, e sobretudo, as pessoas que o habitam ou que dele têm memória; os que lá trabalham e os que lá vão ocasionalmente; os que o conhecem e contribuem para a sua preservação como forma de defender uma identidade comunitária que atravessa os séculos.

Este é o ponto de partida para o debate, que terá duas intervenções iniciais:
Joaquim Moedas Duarte, da Direção da Associação do Património de Torres Vedras, que apresentará publicamente um Projeto de Trabalho da Associação com vista à criação de um arquivo de memórias centrado no Centro Histórico.
Profª Filomena Sousa, Coordenadora do Projeto Memoriamedia , socióloga e investigadora de pós-doutoramento IELT - Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa, que falará da sua experiência de recolha e tratamento de dados do Património Imaterial.

Conferir: http://www.memoriamedia.net/

Sem comentários: