1 de dezembro de 2012

“Fractal Cartography of Urban Areas”

Sara Encarnação
Marcos Gaudiano, Francisco C. Santos, José A. Tenedório & Jorge M. Pacheco

No estudo “Fractal cartography of urban areas” é desenvolvido um modelo que identifica e classifica, de acordo com a dimensão fractal, qualquer área do território em função do tipo de crescimento das áreas edificadas. Teve como base de partida dados estruturados em Sistemas de Informação Geográfica relativos à Área Metropolitana de Lisboa Norte (AML Norte), para os anos de 1960, 1990 e 2004.

A equipa de investigação verificou que o crescimento urbano tem seguido um padrão bem definido, quer no tempo, quer no espaço: as áreas construídas evoluem tipicamente de áreas dispersas de pequena dimensão para áreas muito compactas. Este processo de evolução exibe uma dimensão fractal bem definida, o que revela a presença de processos de auto-organização na evolução do território edificado.

A comparação entre as dimensões fractais estimadas pelo modelo teórico e as obtidas através dos dados empíricos permitiu a classificação automática das áreas edificadas da AML Norte. Esta categorização permite não só elaborar de forma automática a cartografia da expressão fractal urbana de qualquer metrópole, como também identificar as áreas que necessitam de uma intervenção atempada em matéria de planeamento, a qual deverá ser simultaneamente focada e flexível.


Publicado na revista Scientific Reports, do grupo Nature

Links para o artigo completo:
http://www.nature.com/srep/2012/120724/srep00527/full/srep00527.html
http://fcsh.unl.pt/media/clipping/publico-julho-de-2012-estudo-do-e-geo/at_download/filePressClip

Link para vídeo:
http://fcsh.unl.pt/media/noticias/copy_of_e-geo-em-destaque-na-nature-scientific-reports

In:
http://fcsh.unl.pt/media/noticias/copy_of_e-geo-em-destaque-na-nature-scientific-reports

Sem comentários: