1 de dezembro de 2012

Valongo 2012

Por Paulo Catrica

Publicado em:
Le Monde Diplomatique (Edição Portuguesa)
mês de Dezembro

"A arquitectura e a paisagem, como enunciado cultural, atestam o modo como vivemos, projectamos o futuro ou nos relacionamos com o passado. Construindo uma possibilidade de ver o espaço num determinado tempo, as fotografias podem ser uma ferramenta para ver e pensar criticamente as paisagens e a arquitectura.
Mas raras vezes as fotografias tratam a realidade presente de modo tão persuasivo como o projecto que Helder Sousa realizou no concelho de Valongo, na periferia do Porto. Tendo por objecto a arquitectura de habitação, as fotografias registam um conjunto de projectos arquitectónicos inacabados, vivendas unifamiliares, prédios de habitação ou condomínios com escalas e em frases de construção diferentes – em esqueleto, em tijolo ou já perto dos acabamentos finais. A série de vivendas opera como a demonstração tipológica deste trabalho. Mostrando diversas fases da ruína estas imagens constroem uma convincente alegoria visual sobre o impacto da presente crise económica e social num «certo» tipo de arquitectura. São vivendas destinadas a classes médias emergentes, para as quais o subúrbio tem representado a utopia da paisagem moderna, disciplinada, arejada e modelar, bem como a possibilidade de ascensão social.
A ruína emerge como evidência de um estado de coisas – a falência de um modelo social. Só a natureza parece retomar o seu papel regenerador."

in:
https://www.facebook.com/helder.sousa.7777?ref=ts&fref=ts&__req=1y

Sem comentários: