5 de novembro de 2013

Revista AP 10

Revista AP 10 está online

Está disponível o novo número da revista AP – AP10 – Futuro. Esperamos que este novo formato seja eficaz na divulgação da reflexão que lançámos e contamos com o vosso apoio na sua divulgação.

“O décimo número da Revista AP convoca uma reflexão sobre a produção de espaço público face ao contexto político, económico e social que se desenha nos últimos anos.

Foram convidadas sete equipas com trabalho na área do espaço publico. A escolha procurou ser múltipla relativamente aos territórios de intervenção: cidade rua, cidade parque urbano, cidade agrícola e parques naturais em situações geográficas diversas, como e o caso da faixa costeira atlântica de Portugal e da costa mediterrânea do norte de Espanha. As diferentes escalas de intervenção ilustram, também, diferentes metodologias de abordagem. Cada uma das propostas assenta em opções estruturantes que se poderiam reduzir a uma palavra: canal, linha, rede, chão, clareira, solo e olhar.

Uma linha comum atravessa, no nosso entender, os trabalhos escolhidos: intervir o mínimo. Os projectos escolhidos definem estratégias subtis (Diogo Teixeira); soluções de projecto que diversifiquem as funções (Luis Carvalho); estratégias de gestão que incorporam o projecto (Daniel Monteiro e Jorge Cancela); abrem possibilidade de evolução aos espaços que esperam (NPK); apagam o excesso (EMF); e configuram espaços onde os protagonistas são as pessoas (Jose Adrião).

A palavra FUTURO, escolhida para este número, não coloca uma interrogação mas, antes, define um caminho, uma escolha: intervir o mínimo. Mínima intervenção, baixos custos, múltipla funcionalidade, gestão sustentável e inclusividade...

Futuro!”

Link para a revista:
http://www.apap.pt/ficheiros/text/26092013140905000000.pdf

Sem comentários: