11 de janeiro de 2011

6º CONGRESSO LUSO-MOÇAMBICANO DE ENGENHARIA - "A Engenharia como Alavanca para o Desenvolvimento e Sustentabilidade"

Quando: 29 Agosto - 02 Setembro 2011
Onde: Maputo

No âmbito do 6º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia (CLME2011, a realizar em Maputo entre 29 de Agosto e 2 de Setembro de 2011) realizam-se, entre outros, os seguintes Simpósios:

Simpósio “INFRAESTRUTURAS, MERCADO IMOBILIÁRIO E ORDENAMENTO DA CIDADE”
Promovido por:
Jorge Carvalho
GOVCOPP, Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas
Universidade de Aveiro, Portugal

Aceitam-se Artigos nas seguintes áreas ou outras afins: Infraestruturas urbanas, soluções técnicas e respectivos custos; Rede viária, mobilidade e estrutura do território; Mercado imobiliário e estratégias fundiárias e financeiras; Planos urbanísticos, ambiente e desenvolvimento.

Simpósio "CIDADES SUSTENTÁVEIS"
Promovido por:
Miguel Pires Amado
Departamento de Engenharia Civil
Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa
Caparica, Portugal

Aceitam-se Artigos nas seguintes áreas ou outras afins: Gestão nas Cidades Sustentáveis; A transição para as Cidades de Baixa Emissão de Carbono; Sustentabilidade na Regeneração das Cidades; Sistemas para a Avaliação da Sustentabilidade nas Cidades do Século XXI; A Dinâmica do Espaço Público nas Cidades de Hoje.

Simpósio: “REABILITAÇÃO URBANA, EXEMPLOS DE BOAS PRÁTICAS”
Promovido por:
Ana Virtudes e Filipa Almeida
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura
Universidade da Beira Interior, Portugal

A reabilitação urbana emerge definitivamente como o caminho a seguir, findo o paradigma de construção da cidade assente no processo de expansão urbana que tem marcado a praxis urbanística nos mais diversos países do mundo. A reabilitação urbana através do resgate da identidade dos sítios tem-se vindo a afirmar como uma das alternativas mais viáveis para a projecção consistente de um determinado lugar. Pretende-se reflectir sobre exemplos de boas práticas de reabilitação urbana com vista à recuperação e valorização da identidade dos locais, permitindo reforçar o sentido de pertença dos seus habitantes e simultaneamente possibilitar a descoberta do património cultural.

Resumos alargados dos Artigos, numa extensão de duas páginas A4, devem ser submetidos em ficheiro electrónico no formato indicado no site do Congresso.

A data limite para a recepção dos Resumos é 14 de Fevereiro 2011, e aqueles que forem aceites serão publicados num “Livro de Resumos” para distribuição a todos os participantes durante Congresso. Os textos completos dos Artigos serão compilados em CD-ROM.

in: http://paginas.fe.up.pt/clme/2011/simposia.htm

Sem comentários: