1 de junho de 2015

3º CIHEL - “HABITAÇÃO: Urbanismo, Cultura e Ecologia dos Lugares”

3.º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono


Quando:
8 a 11 de setembro de 2015

Onde:
São Paulo

O 3.º CIHEL pretende desenvolver uma abordagem ampla e multifacetada da temática HABITAÇÃO: Urbanismo, Cultura e Ecologia dos Lugares, no momento em que se desenvolvem planos para produção habitacional em larga escala e para a reurbanização de extensas áreas em vários dos países da lusofonia, tendo presente a influência da construção/reabilitação habitacional e do crescimento urbano. Paralelamente, começam a se consolidar novas formas de intervenção urbanística em assentamentos precários, resultado da vontade social e política da aplicação de novos instrumentos urbanísticos.

Este 3.º CIHEL visa incluir, também, as novas temáticas para o III ONU-HABITAT (Third United Nations conference on housing and sustainable urban development), definidas durante o 7º Fórum Urbano Mundial, em abril de 2014, que teve lugar em Medellín, Colômbia, proporcionando o melhor conhecimento da grande amplitude temática, e das problemáticas, potencialidades e especificidades das matérias tratadas.

SESSÕES TEMÁTICAS

I. Programas e Políticas Públicas em Habitação
Apresentar e discutir políticas públicas e programas na área habitacional e urbana, de escala nacional, regional ou local. Considerando-se também as experiências em áreas rurais. Serão bem vindos estudos de produção, urbanização e reabilitação do habitat. É desejável a análise de políticas e programas que incorporam mecanismos participativos em sua concepção.

II. Projetos Habitacionais
Apresentar e analisar projetos e intervenções habitacionais. Um dos focos desejados é a análise da influência dos novos arranjos familiares e das comunidades nas decisões de projeto. E também estudos relativos à provisão pública e privada, urbanização e reabilitação, inclusive com enfoque no desenho universal ena discussão sobre habitabilidade mínima. Estimula-se a análise de experiências que envolvam processos participativos.

III. Informalidade e Precariedade do Habitat
Análise da informalidade e da precariedade habitacional, urbana e rural, nos países lusófonos, com enfoque especial nas estratégias de enfrentamento dessas realidades.

IV. Tecnologia e Custos
Análise de aspectos tecnológicos e construtivos do habitat e sua adequação às especificidades regionais. Estimula-se trabalhos que estudem os custos da produção habitacional em seus vários aspectos e sua adequação à economia social.

V. Habitat, Paisagem e Ambiente
Aprofundar as relações entre a produção do Habitat, a paisagem e meio ambiente, à luz das discussões sobre sustentabilidade.

Ver mais:
http://labhab.fau.usp.br/3cihel/

Enviado por:
António Baptista Coelho

Sem comentários: